Dinossauro de material reciclável percorre CMEIs de Curitiba

//Dinossauro de material reciclável percorre CMEIs de Curitiba

Dinossauro de material reciclável percorre CMEIs de Curitiba

A réplica artesanal de um dinossauro confeccionada por professoras e estudantes da Escola Municipal CEI Carlos Drummond de Andrade, Sítio Cercado, é a mais nova atração nos centros municipais de educação infantil da rede da Prefeitura de Curitiba. A mascote de um metro de altura e seis quilos, feito de papel machê e garrafas pet, já visitou 11 unidades em quatro meses.

A viagem começou pelo Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, no Ganchinho, unidade para a qual o CEI Carlos Drummond de Andrade doou o dinossauro. Lá, ele foi batizado de Rambo e as professoras Nelci Hambrusch e Jomaly dos Anjos trabalharam o tema dinossauros com 150 crianças da Educação Infantil.

“Desenvolvemos o projeto `Conhecendo os Dinossauros’ com a finalidade de incentivar o pensamento investigativo das nossas crianças. Nas brincadeiras, as crianças demonstravam ter têm informações sobre esses animais. E muitas delas tinham dinossauros de brinquedos”, explica a diretora Dayana Cristina Ramos.

As atividades do projeto incluíram roda de conversa, contação de história com o livro “Conhecendo os Dinossauros”, que revela aspectos dos tipos de dinossauros, seus hábitos alimentares, diferentes tamanhos, ambiente em que viviam, entres outras curiosidades. Também houve pesquisa, práticas do faz-de-conta, desenhos, colagem, recorte, dança e teatro, que foram elaborados pelas crianças durante o projeto.

“Não te conheço, mas eu gosto de você” – No espaço do parquinho da unidade, as professoras montaram uma caverna para que as crianças pudessem visitar e se divertir com o Rambo. “As crianças se divertiram com um faz-de-conta bem interativo. Algumas conversaram sobre o Rambo e soltavam frases, como: “Não te conheço, mas eu gosto de você”, “Você vai morar lá em casa”, “Vou cuidar de você”, “Você vai no zoológico comigo?”, “Meu pai quer te conhecer”, entre outras”, destaca Dayana, diretora do CMEI Sonho de Criança.

Para chegar até à morada do dinossauro, as crianças tinham que seguir pegadas, pintadas também pelas professoras na calçada da unidade. A caverna e a trilha viraram as atrações das crianças e também das famílias que aproveitavam para brincar com o Rambo e tirarem fotos.

A iniciativa fez tanto sucesso na unidade que a equipe colocou o Dinossauro Rambo à disposição de outros CMEIs da rede pública, para o desenvolvimento da proposta com outros alunos.

Euforia – O CMEI Rio Negro, no Sítio Cercado, é uma das unidades que fizeram o empréstimo do dinossauro e de acordo com a pedagoga Eliane Janete Jarosz, desde a chegada, ele foi o assunto mais comentado entre as crianças.

“Durante a integração as crianças demonstraram euforia, entusiasmo e encantamento pelo Rambo.  Algumas crianças ficaram receosas em chegar perto, mas com incentivo de seus colegas foram perdendo medo e passaram a mão em sua cabeça.  Foi uma semana muito rica em conhecimento e encantamento e o Rambo ficará guardado na lembrança de todos”, comenta.

Caderno de viagens – De acordo com a diretora Dayana, do CMEI Sonho de Criança, onde tudo começou, a intenção foi aproveitar o recurso de forma pedagógica e sustentável. Cada CMEI apresenta propostas diferenciadas para a chegada do Rambo e envia para o CMEI Sonho de Criança fotos e o registro para o caderno das viagens do dinossauro.

“Atividades como essas promovem o conhecimento das criança, ampliando experiências sensoriais, expressivas e corporais. Tudo isto reforça a expressão da individualidade, respeito pelos ritmos e desejos das crianças por atividades lúdicas, conforme prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, destaca a diretora do Departamento de Educação Infantil, Elidete Hosius.

O agendamento da visita é feito pelo telefone 3289-0053.

2017-08-10T16:34:01+00:00 agosto 10th, 2017|Categories: Últimas|0 Comments

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.