Prefeito anuncia novos equipamentos para assistência social

//Prefeito anuncia novos equipamentos para assistência social

Prefeito anuncia novos equipamentos para assistência social

O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta quinta-feira (27/7), novos equipamentos para a assistência social em Curitiba. Greca autorizou a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Bairro Alto, e a ampliação do Cras Vila Verde, na CIC, que garantirão a melhoria do atendimento a dez mil famílias.

Além disso, será implantada a Casa de Apoio São Bento, no prédio do antigo Laboratório Municipal, no Parolin, para atendimento a pessoas em situação de rua com transtorno mental e usuários de álcool e drogas.

Greca fez um balanço dos avanços da área desde o início da gestão, em janeiro. “Estamos alegres pelo esforço que a Fundação de Ação Social fez de abrir duas Casas da Acolhida emergenciais neste ano. Elas são valiosas para que Curitiba não passe os dias terríveis do inverno com mais vítimas do sofrimento e do abandono nas ruas”, disse.

O prefeito também citou casos de abordagens sociais feitas ao longo desta semana, que garantiram, entre outros resultados, o retorno de uma senhora que vivia nas ruas à família. Greca afirmou que não existe discurso ideológico que justifique o fato de pessoas morarem nas ruas. “Uma cidade não pode se servir da ideologia, fruto da omissão de seus governantes”, disse Greca.

Ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e da presidente da FAS, Elenice Malzoni, Greca fez um balanço das doações recebidas pela Prefeitura para a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e agradeceu a todos os envolvidos, como comerciantes e entidades religiosas.

A presidente da FAS disse que o momento era de comemoração. “Estamos falando de resultados de uma FAS planejada, que sonhamos construir. E isso é possível porque temos um prefeito que prioriza a assistência social e que tem o compromisso de mudar a cidade.”

Equipamentos

A construção do Cras Bairro Alto e a ampliação do Cras Vila Verde, autorizadas pelo prefeito nesta quinta-feira, garantirão a melhoria do atendimento a dez mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade decorrente de pobreza, acesso precário aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos.

Nos Cras são ofertados serviços de proteção social básica para a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Curitiba tem 45 Cras, uma das maiores redes do País.

As obras dos Cras terão início na próxima segunda-feira (31/7) e recursos de R$ 409 mil, sendo R$ 12,5 mil de contrapartida do município. Os recursos serão oriundos de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Hidekazu Takayama. Os projetos dos equipamentos foram feitos pelo setor de engenharia da FAS e licitados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O prefeito anunciou também a implantação da Casa de Apoio São Bento, que ofertará atendimento intersetorial a pessoas em situação de rua com transtorno mental e usuários de álcool ou outras drogas. O trabalho envolverá a Secretaria Municipal da Saúde, que coordenará o serviço, e a FAS, que será responsável pela abordagem social e acolhimento. Serão ofertadas 70 vagas, para homens e mulheres.

O equipamento funcionará no prédio do antigo Laboratório Municipal, na Rua Antônio Parolin Júnior, 1.000, Parolin. Com 1.000 metros quadrados, o imóvel será reformado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. A inauguração está prevista para o mês de outubro.

Balanço

O atendimento às pessoas em situação de rua é uma prioridade da gestão e, por isso, a Prefeitura implantou vários serviços na área. Greca destacou as inaugurações das Casas da Acolhida do Bairro Novo e do Rebouças, que atendem 230 pessoas em situação de rua, diariamente, no período noturno.

O funcionamento das unidades conta com doações de entidades religiosas, vereadores, empresários, grupo de mulheres, Associação Comercial do Paraná, Ceasa e da Secretaria Municipal do Abastecimento. Desde a abertura das casas, em maio, a FAS recebeu 1.200 cobertores, 200 toalhas de banho e, aproximadamente, uma tonelada de alimentos.

Na Casa de Acolhida Rebouças, o café da manhã e a sopa servida no jantar são fornecidos pela empresa Risotolândia, por meio de termo de doação. Até 31 de agosto, quando termina a Ação de Inverno, serão fornecidas 19 mil porções de sopa e 37 mil pães.

Em anexo à Casa da Acolhida do Bairro Novo foi implantado o Centro POP Bairro Novo, que atende diariamente, das 8h às 17h, 100 pessoas em situação de rua. São ofertados ações socioeducativas, atendimento social e encaminhamentos para outros serviços da rede municipal e órgãos do sistema de garantia de direitos, além de almoço e lanche da tarde.

Expresso Solidariedade

Em junho, as pessoas em situação de rua que circulam pela região central de Curitiba ganharam também um novo espaço para se alimentar, o Expresso Solidariedade. O ônibus adaptado funciona como um refeitório móvel e circula pela cidade durante a noite.

Diariamente, são servidas, em média, 400 refeições, preparadas por grupos de voluntários e entidades religiosas. No Expresso Solidariedade também são feitos atendimento social e encaminhamentos para as unidades de acolhimento.

A Prefeitura desenvolve ainda a Campanha do Agasalho 2017 que, desde maio, arrecadou 700 mil peças de roupas para as pessoas atendidas nos equipamentos da FAS.

Presenças

Participaram da cerimônia o administrador regional do Pinheirinho, João Luiz Simões Cordeiro (João do Suco), o presidente do Instituto Municipal de Administração Municipal (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, e servidores da fundação.

2017-07-28T18:07:48+00:00 julho 28th, 2017|Categories: Últimas|0 Comments

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.